Central de Atendimento 24hrs - 0800702-8337

prosat@prosatbr.com.br / (84) 3642-3422 / 3302-6138 / (85) 3253-6560 / 4141-3442

1º abastecimento deve ser com gasolina?

Depois que sai da linha de montagem na fábrica, todo carro é abastecido com 3 a 5 litros de combustível para fazer o check-up final no dinamômetro, durante esta avaliação a injeção eletrônica identifica qual combustível (gasolina ou álcool) foi colocado no tanque e armazena esta informação dentro do módulo.

Depois do teste no dinamômetro esse carro vai para o pátio esperar o dia de ser enviado para a concessionária, e em todas as manobras, tanto na fábrica quanto na concessionária o combustível é o mesmo que foi utilizado no dinamômetro. Algumas concessionárias colocam mais 3 litros do mesmo combustível para não correr o risco de causar algum transtorno ao cliente.

O problema costuma acontecer quando os entregadores das concessionárias não informam ao cliente qual o combustível está dentro do tanque. Se no primeiro abastecimento o cliente substituir por outro combustível, será necessário rodar pelo menos 15 minutos com o novo combustível para que a injeção eletrônica identifique a troca e faça as adequações necessária na relação ar/combustível.

Mas o que normalmente acontece é que as pessoas abastecem os carros ao sair da concessionária e já os levam para casa, e muitas vezes o percurso curto não é suficiente para a injeção eletrônica se atualizar. No dia seguinte quando o proprietário dá a partida, o carro não pega porque a injeção eletrônica ainda está com a informação do combustível que foi colocado na fábrica.

As dicas são as seguintes: se você for encher o tanque no primeiro abastecimento, coloque só gasolina ou só álcool e rode pelo menos 15 minutos antes de desligar o carro.

Caso você queira abastecer apenas alguns litros de combustível para poder chegar até o posto de combustível de sua confiança, pergunte ao entregador da concessionária qual combustível está no tanque e coloque alguns litros do mesmo combustível. Estas duas dicas serão suficientes para evitar aborrecimentos e ficar chateado com a nova aquisição.

Portanto fazer o primeiro abastecimento obrigatoriamente com gasolina é MITO.

Fonte: g1.globo.com

 



Rodapé